Associação JA - FAQ's

Classes Progressivas!

Tema: PROGRAMA de Classes Progressivas no ACNAC COMPANHEIROS E SENIORES E NOS NÚCLEOS LOCAIS/COMISSÕES REGIONAIS.

 

NO ACNAC COMPANHEIROS E SENIORES:

1) Existem classes progressivas avançadas no ACNAC de Companheiros e Seniores com equivalência total às classes regulares?

- Com equivalência total, não. Existe no presente uma equivalência parcial.

 

2) Quando é que as equivalências totais terminaram?

- No inicio do quinquénio anterior (2012).

 

3) O que era uma classe progressiva avançada realizada no ACNAC antes de 2012?

- Era uma das formas possíveis para completar o programa regular das classes, neste caso em modo intensivo (10 dias) durante o ACNAC Companheiros e Seniores.

No programa dos pathfinders da Conferencia Geral, a classe avançada é uma especialização dentro da classe (para quem quiser ir mais além em determinadas áreas).

 

4) As pessoas que completaram a classe regular através do programa de classes avançadas antes de 2012 continuam a ter o seu percurso reconhecido?

- Sim. Todos aqueles que terminaram até 2012, as classes regulares através do programa anterior intensivo de verão (classes avançadas), têm o seu percurso reconhecido.

 

5) O pin da classe avançada ainda é oferecido no ACNAC COMO EQUIVALÊNCIA TOTAL À CLASSE REGULAR?

- Como EQUIVALÊNCIA TOTAL, NÃO. O acesso ao pin diz respeito somente ao programa avançado, com equivalência a ALGUNS requisitos da classe regular. Quanto ao restante programa é concedido a cada participante um certificado atestando os requisitos ministrados e aprovados.

 

6) Se tiver sido formado(a) até 2012 no programa de classes avançadas, com equivalência ao programa regular, posso continuar a utilizar o pin alusivo na farda e o respetivo BORDADO DA CLASSE?

- Sim.

 

7) Se já não existem classes avançadas com equivalência total às classes regulares, que programa é ministrado no ACNAC Companheiros e Seniores?

- No ACNAC Companheiros e Seniores são ministrados vários requisitos de componente mais técnica, relacionados com o programa das classes (amigos, mensageiros, pesquisadores, pioneiros). Este conteúdo programático representa parte dos requisitos do programa regular das classes. Igualmente configura num plano teórico/prático através de UMA EXPERIÊNCIA com maior especificidade e com conteúdos complementares, o programa avançado.

 

8) Se alguém frequentar o ACNAC Companheiros e seniores terá a classe progressiva (amigos, mensageiros, pesquisadores, pioneiros) integralmente aprovada?

- Não. Apenas terá preenchido alguns requisitos pertencentes à classe que frequentou. O participante deve procurar terminar os RESTANTES REQUISITOS NO SEU NÚCLEO LOCAL/ COMISSÃO REGIONAL.

 

9) Posso inscrever-me no ACNAC Companheiros e Seniores a cada ano, mesmo que não tenha terminado o PROGRAMA INTEGRAL de cada classe no meu núcleo/comissão regional?

- Sim. Mesmo que não tenhas terminado toda(s) a(s) classe(s) REGULARES podes inscrever-te nos créditos disponibilizados no programa avançado desde AMIGOS até PIONEIROS, aprovando-os respetivamente.

 

10) O programa de estágio associado à classe de pioneiros avançados continua em vigor?

- Sim. O programa de pioneiros avançado só é concluído depois de ser realizado o estágio.

 

11) Em termos práticos o que é que acontecerá no ACNAC Companheiros e Seniores a partir de 2018?

- Conforme referenciado nas questões anteriores, continuará a EXISTIR UM PROGRAMA AVANÇADO MAS SEM EQUIVALÊNCIA TOTAL ÀS CLASSES REGULARES. Neste evento serão ministrados requisitos que te ajudarão a terminar o programa regular de cada classe.

- Em segundo lugar, o pin do programa avançado será disponibilizado, MAS NUNCA O BORDADO DA CLASSE REGULAR RESPETIVA. O bordado da CLASSE REGULAR só poderá estar disponível quando forem completados E CERTIFICADOS todos os requisitos do programa regular de classe, PELA COMISSÃO REGIONAL/ Núcleo local.

- O PROGRAMA avançado com o respetivo PIN, é disponibilizado unicamente para os participantes do ACNAC Companheiros e Seniores.

 

12) Quem terminou todo ou parte do programa regular das classes (AMIGOS a PIONEIROS) NOS NÚCLEOS, pode inscrever-se no ACNAC Companheiros e Seniores no programa avançado?

- O programa avançado do ACNAC, estará também disponível para quem terminou todo ou parte do programa regular de classes NOS NÚCLEOS. CONTUDO O PARTICIPANTE DEVE INICIAR ESTE PROGRAMA NA CLASSE DE AMIGOS AVANÇADOS. A PROGRESSÃO NO PROGRAMA DARÁ ACESSO AOS PIN´S DE CLASSE AVANÇADA.

- As idades de participação compreendem os 16 e os 30 anos. Outros casos (depois dos 30 anos) poderão ser avaliados em consulta com o Departamento.

 

13) Além do pin do programa avançado, será possível receber o BORDADO DA CLASSE REGULAR no ACNAC?

- Sim, se o(s) candidato(s), chegar(em) ao ACNAC com um certificado dos restantes requisitos aprovados. O certificado é emitido pela Comissão Regional.

 

14) Se parte dos requisitos devem ser completados ATRAVÉS do NÚCLEO e a outra parte no ACNAC Companheiros e Seniores para se obter a classe regular, será que esta informação poderia ser disponibilizada de forma objetiva e especifica no site dos DESBRAVADORES, para que os candidatos pudessem saber exatamente que requisitos podem completar no núcleo e que requisitos podem ser completados no ACNAC?

- Sim. Em breve esta informação será disponibilizada no site.

 

15) Posso candidatar-me à classe de Guia (no ACNAC), sem terminar as classes anteriores?

- Não. Deves terminar integralmente todas as classes prévias (programa regular) apresentando um certificado das mesmas. O acesso à classe de Guia (ACNAC) tem um número limitado de inscrições, sendo a convocatória realizada pelas CR's/ Departamento.

- O número limitado de inscrições será sinalizado na circular e formulário Jotform para o evento.

 

16) E em relação ao GRUPO AVENTURA deste verão, quem é que poderá participar?

- Todos aqueles que na idade de companheiros e seniores (outros casos poderão ser considerados pelo Departamento,) querem ter um contacto com atividades de campo (desbravadorismo) sem estarem necessariamente integrados no programa de formação do Departamento (classes progressivas);

- Este grupo terá igualmente um programa, com um horário e objetivos definidos.

- Existirá um limite de inscrições que será sinalizado na circular e formulário Jotform para o evento.

 

NO NÚCLEO:

17) É possível terminar o programa regular de classes (DESDE AMIGOS A LÍDER) sem ir ao ACNAC?

- Sim é possível completar integralmente o programa regular de classes no teu núcleo local sob a jurisdição das Comissões Regionais/ Departamento, SEM SER NECESSÁRIO A FREQUÊNCIA AO ACNAC. Só não receberás o pin das classes avançadas, pois este é adquirido através da participação no ACNAC.

 

18) Existe um programa de classes progressivas para desbravadores e outro para companheiros e Seniores?

- Não. O programa é o mesmo para as duas faixas etárias.

 

19) Por exemplo, se um desbravador passar para companheiro e já tiver completado a classe de mensageiros, quando for companheiro vai para pesquisadores?

- Correcto. Não existindo um programa diferenciado para as duas classes, o currículo de progressão é único.

 

20) Está a ser pensado um manual diferenciado para Companheiros e Seniores?

- Sim. Será estabelecido um manual para a faixa etária de Companheiros e Seniores com uma linguagem mais adequada para estas idades. A base deste manual é a mesma dos desbravadores com uma metodologia de progressão nas áreas dos distintos requisitos. Os MANUAIS DE DESBRAVADORES E COMPANHEIROS SERÃO DISPONIBILIZADOS EM BREVE NA PÁGINA DOS DESBRAVADORES: http://desbravadores.pt/

 

21) Como é se pode aceder à classe de Guia?

- O primeiro pré-requisito é completares as classes prévias (Amigos, Mensageiros, Pesquisadores e PIONEIROS). Segundo, deves entrar em contacto com a tua Comissão Regional/Departamento ou esperar que entrem entre em contacto contigo. Ser-te-ão indicados vários pré-requisitos que deves preencher, como: ter realizado um estágio num evento regional e nacional, estar inscrito na Escola de Formação JA, entre outros).

- Os pré-requisitos e requisitos estarão disponíveis na página dos DESBRAVADORES (atualização em breve). E em função dos mesmos, o(s) candidato(s) deverão realizar uma candidatura apresentando uma carta pessoal.

- Nessa carta deve constar uma breve apresentação do percurso JA do(s) candidato(s), as atividades em que participou e as razões que este apresenta para que a sua candidatura seja aceite. No documento deve ainda constar a data e o local onde foi concluída a classe de PIONEIROS. A carta deve conter no máximo duas páginas. (O modelo da carta de apresentação e do dossier de Guia a apresentar, será em breve disponibilizado na página dos Desbravadores).

 

22) Como é se pode aceder à classe de Líder?

- O primeiro pré-requisito é completares as classes prévias (Amigos, Mensageiros, Pesquisadores, Pioneiros e GUIA). Segundo, deves entrar em contacto com a tua Comissão Regional/ DEPARTAMENTO ou esperar que entrem em contacto contigo. Ser-te-ão indicados vários pré-requisitos que deves preencher, como: ter COMPLETADO O CICLO NA ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES (PROGRAMA VINDE APÓS MIM), SER MEMBRO BAPTIZADO COM CARTA DE RECOMENDAÇÃO, entre outros).

- Os pré-requisitos e requisitos estarão disponíveis na página dos DESBRAVADORES (atualização em breve). Em função dos mesmos, o(s) candidato(s) deverão realizar uma candidatura apresentando uma DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO. Na declaração deve ser mencionado as áreas cobertas (requisitos) relacionadas com o programa da classe de Líderes e que deverão ser certificadas.

- Na DECLARAÇÃO deve ainda constar uma breve apresentação do percurso JA do(s) candidato(s), e as suas razões de motivação para poder alcançar a classe de Líder. No documento deve ainda constar a data e o local onde foi concluída a classe de GUIA. A carta deve conter no máximo duas páginas. (O modelo da declaração de propósito e do dossier de Líder a apresentar, será em breve disponibilizado na página dos Desbravadores).

 

23) Pode alguém com menos de 20 anos chegar a líder?

- Sim. No plano ideal é possível que aos 19 anos o candidato seja investido, se for regular em todas as etapas e se iniciar o ciclo de formação nas classes aos 12 anos de idade. Se o ciclo de formação for iniciado mais tarde, a idade de chegada a líder respetivamente será mais tardia.

 

 

Perguntas ao Departamento de Jovens - II

Tema: Escola de Formação JA

1) Quem é que se pode inscrever na Escola de Formação para Dirigentes (EFJA)?

- Qualquer dirigente a partir dos 16 anos de idade que possua uma carta de recomendação da sua igreja.

 

2) Para realizar a classe progressiva de Guia e Líder é necessário ter completado a EFJA?

- A integração na classe de Guia tem como pré-requisito (entre outros), a frequência ao nível I e II da EFJA, do currículo Vinde após Mim.

- A integração na classe de Líder tem como pré-requisito (entre outros), a conclusão integral do currículo Vinde após Mim.

 

3) Que currículos são oferecidos atualmente na EFJA ? - A EFJA disponibiliza atualmente dois currículos realizados em 4 níveis formativos durante dois anos. São eles:

  1. a) Vinde após Mim (com uma ênfase maior na liderança JA através do ministério do desbravadorismo).
  2. b) Testemunhai de mim (com um ênfase maior na liderança JA através dos Projetos JA)

No final de cada currículo deve ser realizado um projeto com a apresentação de um relatório.

 

4) De que forma serão ministrados os conteúdos?

- Através de um regime semi-presencial. Neste modelo o aluno poderá estudar ao seu ritmo recorrendo aos conteúdos (aulas) disponibilizados na plataforma on-line, preparando-se para os exames que serão previamente anunciados.

Além do ambiente e contexto on-line, existirão quatro encontros presenciais, ao longo de dois anos.

Os conteúdos estarão disponíveis na plataforma (moodle) da Escola, no seguinte endereço :

http://efja.juventudeadventista.pt (

 

5) De que forma os alunos dos ciclos anteriores poderão terminar o seu percurso?

- Serão contactados pela respetiva Comissão Regional;

- Receberão informação sobre a sua situação na EFJA;

- SE POR ALGUM MOTIVO NÃO FORES CONTACTADO(A) PELA TUA COMISSÃO REGIONAL, ENTRA TU EM CONTACTO COM A MESMA OU COM A DIRECÇÃO DA ESCOLA. O ENDEREÇO ELETRÓNICO DA EFJA SEGUE NA QUESTÃO Nº 10.

 

6) Os alunos que frequentaram ciclos da EFJA anteriormente a 2012, devem inscrever-se novamente no I ciclo de um dos dois currículos oferecidos?

- Sim, porque a oferta formativa é dinâmica. Neste sentido 5 anos representam um período alargado de distanciamento em relação à atualização de conteúdos e contextos.

 

7) Os alunos que concluíram a EFJA, entre 2012 a 2017 tem o percurso reconhecido?

- Sim. Todos aqueles que concluíram a escola nos quinquénios precedentes a 2017, têm o seu percurso reconhecido.

 

9) Quais são as datas e os lugares dos encontros presenciais de 2018?

 - 12 e 13 de Maio (Para a Comissão Regional Sul e Comissão Regional de Lisboa).

- 19 e 20 de Maio (Para a Comissão Regional Centro e Comissão Regional Norte).

- No formulário de inscrição estará o local de cada encontro.

 

10) Quais são os contatos da EFJA?

EFJA@juventudeadventista.pt

 

 

FAQ’s - Perguntas ao Departamento de Jovens

Tema: Associação da Juventude Adventista (AJA)

1) É OBRIGATÓRIO SER SÓCIO DA ASSOCIAÇÃO (AJA)

Sim! Todos aqueles que participam nas atividades (locais, regionais, nacionais, internacionais) desenvolvidas pelo Departamento de Jovens e QUE TENHAM ENTRE 3 E 30 ANOS, devem fazer a sua inscrição. Da mesma forma também o Núcleo.

 

2) PORQUE RAZÃO DOS 3 AOS 30 ANOS?

- Segundo o Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), uma associação para ser considerada juvenil deverá ter uma percentagem de 75% dos seus associados com idade igual ou inferior a 30 anos e o órgão directivo deverá ser constituído em igual proporção. - Este rácio significa que teremos 25% de vagas para sócios com mais de 30 anos. - Essas vagas serão preenchidas por região começando nos constituintes do Departamento/Comissões Regionais e abarcando os dirigentes locais até se preencher a quota estabelecida de 25%. No final de cada mandato das CR's serão revistos os nomes da quota estabelecida procurando estabelecer-se um principio de rotatividade nos dirigentes dos núcleos locais. - 3 anos, porque é a idade mínima para se fazer parte do clube dos rebentos.

 

3) OS RESTANTES ELEMENTOS COM MAIS DE 30 ANOS SERÃO CONTEMPLADOS EM ALGUMA CATEGORIA?

Os restantes elementos com mais de 30 anos que não tenham sido contemplados na quota de 25% estabelecida para o grupo com mais de 30 anos, poderão desfrutar de um registo que será criado NO REGULAMENTO INTERNO das Cr's, com igual reconhecimento interno. Na prática cada um deve preocupar-se apenas em fazer a sua inscrição.

 

4) EXISTE DATA LIMITE PARA FAZER A INSCRIÇÃO DE SÓCIO?

NÃO. A renovação da quota deverá acontecer cada ano até ao FINAL DO MÊS DE JANEIRO, contudo o formulário de inscrição estará sempre aberto. Depois desse período o preço da renovação terá uma penalização, exceptuando-se os novos registos.

 

5) QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE SÓCIO REGULAR QUE EXISTEM entre os 3 e os 30 anos?

Neste enquadramento existem quatro modalidades de inscrição:

  1. O registo associado Base permite: o acesso à cobertura de um seguro individual que cobre todas as atividades JA realizadas durante um ano inteiro no plano local, regional, nacional ou internacional.
  2. A inscrição nesta modalidade também permitirá ativar o seguro de todos aqueles que não estão inscritos na Associação e respetivos núcleos, mas que colaboram pontualmente em algum evento. É o caso dos ajudantes de cozinha, algum formador ou alguma visita.
  3. A triagem de atribuição ou não atribuição do registo de associado será realizada pelo conselho diretor da Associação em função do perfil dos casos excepcionais inscritos (cozinheiros, visitas, etc).
  4. O registo associado Mais permite: o acesso à cobertura de um seguro individual que cobre todas as atividades JA realizadas durante um ano inteiro no plano local, regional, nacional ou internacional. Acesso a uma série de descontos nas inscrições para os eventos, na compra de fardamento e em descontos em parcerias com outras entidades que possam ser estabelecidas.
  5. O registo associado Top permite: o acesso à cobertura de um seguro individual que inclui uma generosa cobertura de apólice e que cobre todas as atividades JA realizadas durante um ano inteiro no plano local, regional, nacional ou internacional. Acesso a uma série de descontos nas inscrições para os eventos, na compra de fardamento e em descontos em parcerias com outras entidades que possam ser estabelecidas.
  6. O registo associado Núcleo permite: o acesso a um seguro de responsabilidade civil contra terceiros, a possibilidade de ressarcimento para os membros do núcleo que não tenham provisoriamente um número fiscal. Acesso a descontos em parcerias com outras entidades que possam ser estabelecidas.

 

6) EM QUE LINK ESTARÁ DISPONÍVEL O FORMULÁRIO PARA NOS REGISTARMOS COMO SÓCIOS?

http://form.jotformpro.com/form/51242981855966

 

7) O QUE É UMA ASSOCIAÇÃO JUVENIL?

Resumidamente é uma ferramenta que alguns Governos colocam ao serviço da Juventude para apoiar as suas atividades a fim de incentivar esses mesmos jovens a uma melhor integração nas suas sociedades.

 

8) PODE O ASSOCIATIVISMO JUVENIL SER ÚTIL NO SEIO DA JUVENTUDE ADVENTISTA?

Permite promover entre outras coisas o financiamento parcial ou total das atividades que vamos desenvolvendo ao longo do ano ao nível local, regional, nacional e internacional; - Permite o reconhecimento do nosso trabalho na sociedade civil, potenciando parcerias com entidades reconhecidas tais como o IPDJ, Autarquias, etc; - Permite sair do anonimato numa sociedade tão aberta e global; - Permite a partilha organizada e do grande projeto da Salvação que Cristo nos incumbiu de realizar

 

9) DE UMA FORMA RESUMIDA, EM QUE ÁREAS A AJA DESENVOLVE A SUA ATIVIDADE?

A AJA tem o seu foco em duas vertentes:

  1. A) DESBRAVADORES, um ministério JA que desenvolve as suas atividades segundo o programa adotado pelo Departamento da Juventude Adventista Portuguesa.
  2. B) Projetos JA, área de cariz social, desportiva, cultural, comunitária e espiritual.

 

10) QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA AJA?

No horizonte procuraremos trabalhar os seguintes pontos:

a) Recenseamento – Quantos é que somos?

b) Organização de uma base de dados de sócios, através de processo de informatização a ser desenvolvido no NOVO SITE DA JUVENTUDE ADVENTISTA que já se encontra em construção.

c) Organização do processo administrativo e financeiro:
- Quotizações - Gestão de património
- Emissão de recibos através da implementação de contabilidade organizada.
- Venda on-line de artigos
- Gestão do currículo JA dos sócios – Área de DESBRAVADORES (novo site)
- Plano de atividades e orçamento anual das atividades - Emissão de cartões de sócio (físicos e eletrónicos)
- Produção de conteúdos de imagem
- Estabelecimento de diversas parcerias
- Colaborar com os Núcleos em identificar programas de apoio locais a projetos, promovidos pelos Municípios e Juntas de Freguesia, prestando apoio nas candidaturas. - Etc

Contactos

Rua Acácio Paiva 35 - 1700-004 Lisboa
Telefone: 213 510 910 - Fax: 213 510 929
Direcção: associacao@juventudeadventista.pt - Secretaria: geral@juventudeadventista.pt